A 5 segundos truque para Kléber Leite

Essas cavidades podem ser o interior da medula de plantas, orifícios em árvores, galerias feitas em madeira por besouros ou outros insetos, em gomos de bambu, em orifícios existentes em paredes por construções por alvenaria, em ninhos de outras espfoicies, abandonados etc. Após escavar uma galeria ou ocupar uma cavidade preexistente, a fêmea inicia, em alguns casos, as coletas por pólen e né especialmentectar de modo a iniciar este aprovisionamento da primeira cfoilula; em outros quadros, a fêmea inicia as coletas do material de que servirá de modo a este revestimento da cavidade que conterá o futuro ninho ou para a construçãeste da primeira cé especialmentelula, saiba como pedaçESTES de folhas, pfoitalas, solo, óleo floral, fragmentos vegetais, resina ou barro, entre outros. Após a construçãeste e aprovisionamento da primeira célula, a fêmea faz a oviposiçãeste, colocando 1 ovo Derivado do a massa do alimento contida na cé especialmentelula e fecha a cfoilula. Repetindo a maioria Destes comportamentos exibidos quando da construção, aprovisionamento, 64 Comportamento Animal CS3.indd 64 19/1/ :57:28

160 der este vigor da predação do um dourado, conhecer a complexidade e delicadeza do comportamento reprodutivo do uma joaninha, o comportamento alimentar do mato-grosso na presença do seu predador e, até precisamente, desmistificar as injustamente temidas piranhas podem ser tarefas gratificantes e de Colossal valor social, ao divulgarmos aspectos desse extraordinário patrimônio natural à sociedade brasileira. Regiões como a da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul, onde se localizam rios de água cristalina servem ainda saiba como poderoso instrumento do sensibilizaçãeste das pessoas para mudar a concepçãeste Acerca peixes e seus ambientes. Flutuar em rios como o Sucuri e o Olho D Água e é uma experiência fascinante. Em poucos lugares do mundo, visitantes e animais têm a possibilidade de 1 contato tão próximo e harmônico. Reina a cumplicidade. Respeito e destemor governam as relações entre este homem e a essencia. ESTES peixes sãeste as estrelas. Estudos comportamentais desenvolvidos nessas áreas podem vir a também nortear utilizando dados científicos este manejo e a conservaçãeste da ictiofauna, gerando conhecimento necessário para manutençãeste ou recuperaçãeste da integridade Destes ecossistemas aquáticos e dando ainda subsídios aos órgãESTES do fiscalizaçãeste e controle ambiental (e.

358 2.nove ETOGRAMA: Este REPERTÓRIO COMPORTAMENTAL DE UMA ESPÉCIE Jean Carlos Santos Marcela Yamamoto Graziella D. V. Marques Neste capítulo você vai conhecer uma importante ferramenta etológica para a descrição e a compreensão do comportamento animal: o etograma ou o repertório comportamental. Trata-se por uma técnica relativamente simples e eficiente talvez possa ser aplicada a qualquer espécie animal. Se as palavras lhe parecem tfoicnicas demais, não se assuste. Vamos decifrá-las pelo decorrer deste capítulo. O primeiro passo de modo a a confecçãeste de um etograma é conhecer o significado de 3 expressões qual aparecem em diversos textos Acerca este assunto. O repertório comportamental é a descriçãeste do todos os comportamentos qual um animal é capaz do fazer. Já este catálogo comportamental é somente uma proporção do repertório comportamental, ou seja, é uma listagem por Parcela Destes comportamentos que você tem observado, listado ou conhecido de um animal.

280 A preparação A partir do momento em que você escolheu pelo campo uma espfoicie abundante, de preferência em 1 local seguro, preservado e utilizando acesso relativamente fácil, leve certos ramos floridos até um herbário para realizar sua própria identificaçãeste. Definida a espécie de planta, descubra se há na literatura ou nos herbários informações Acerca sua própria época de florescimento. Porém, atençãeste, pois nunca sempre a data de floraçãeste da literatura é igual à qual você vai observar na sua área. A mesma espfoicie Pode vir a ter floradas em épocas diferentes se ESTES locais observados forem muito distintos quanto à altitude ou ao relevo, pelas mudanças do temperatura entre POR DIA e noite, e através latitude, por causa das mudanças na duração DE fases por claro e escuro. As variações de temperatura e por luminosidade ao longo Destes dias, assim como as variações do umidade ao longo do ano, são fundamentais para a marcação das mudanças nas fases fenológicas DE plantas.

135 O estudo do comportamento por moluscos terrestres Pode vir a ser amplamente útil de modo a este estabelecimento por estratégias de manejo e controle Destes mesmos. Os moluscos apresentam estraté especialmentegias fisiológicas e comportamentais, tais como, a estivaçãeste, retração da massa cefalopodal no interior da concha e este enterramento, qual garantem a sobrevivência em períodos desfavoráveis, com alta temperatura e baixa umidade relativa do ar. Esses comportamentos de que aumentam a habilidade do resistência em períodos por seca podem vir a favorecer a sobrevivência dos moluscos ao terapia utilizando substâncias moluscicidas. Por esse motivo, sãeste necessários estudos que enfoquem a influência do aspectos comportamentais pelo controle dos moluscos terrestres (D`ÁVILA et al. 2003). Uma vez de que já se conhece qual espé especialmentecies por helmintos podem possibilitar causar alterações comportamentais em seus hospedeiros intermediários, outra sugestão do manejorefregatráfego é comparar o comportamento do moluscos infectados (muitas espécies sãeste hospedeiros no ciclo de parasitos) com os não infectados.

31 tam o homem, e de que por sinal podem vir a pregar grandes danos a nós hospedeiros, muito há de modo a se conhecer A cerca de o comportamento desses organismos e as suas relações com o ambiente. Este nosso primeiro desafio é demonstrar que estes seres são fascinantes e que utilizando poucos equipamentos, microscópio fotônico e/ou estereoscópico, e muita dedicação, a vida em outra dimensãeste, a microscópica, Pode vir a ser observada. Você deve manter-se se perguntando: por de que estudar o comportamento Destes protozoários? Saiba como criar? É possível? Antes por responder a essas questões, devemos conhecer 1 pouco Acerca o grupo, de modo a entender a sua importância e o seu comportamento. Eles habitam muitos tipos de ambientes, sendo do vida-livre ou parasitos, além por estabelecerem outros MODELOS por associações utilizando os Ainda mais variados seres vivos.

Essas tendências se complementam pelo sentido por habilitar uma flexibilidade comportamental expressiva, característica de todos ESTES primatas. Nesse sentido, H. sapiens é 1 primata mais do qual típico. Apesar das modificações relacionadas usando a locomoção bípede, a anatomia humana apresenta apenas diferenças de maneira em comparação usando ESTES demais primatas, enquanto a tendência de modo a este crescimento do cérebro possui sido levada ao extremo. As pequenas diferenças anatômicas principalmente a liberação DE mãESTES pela postura vertical têm implicações profundas em relaçãeste às características ecológicas e comportamentais da espécie humana. Nesse contexto global, é claro que o estudo do comportamento Destes primatas nãeste-humanos É possibilitado a fornecer insights valiosos Acerca os processos evolutivos que moldaram o comportamento do H. sapiens e seus ancestrais recentes. De fato, a primatologia por campo moderna 211 Comportamento Animal CS3.indd /1/ :58:13

58 do ninho artificial; quanto Ainda mais componentes e complicações na estrutura, maior o número de pontos qual podem comprometer este esforçeste. Várias espécies do formigas picam e não há tais como sugerir a criação de formigas que não causem problemas, sem estudá-las. Várias pessoas podem vir a deter reações alérgicas importantes se forem picadas, precisamente por poucos indivíduos, e nem a todos os momentos sabem isso de antemãeste. Como já dito acima, a identificaçãeste DE espé especialmentecies é tarefa para especialistas de que, no caso de alguns gêneros, encontram dificuldades em nomeá-las. Determinadas espé especialmentecies têm hábitos tão especializados qual não é possível mantê-las em cativeiro, tais como as nômades no caso mais claro, porém que não são as únicas. Este estudo sistemático de formigas mantidas em ninhos artificiais é facilitado por apresentarem em global 1 repertório comportamental nãeste especialmente extenso. Sãeste habitualmente menos de 50 classes comportamentais que colônias maduras link da web reproduzem milhares do vezes ao dia; em comparação, primatas usando até dois anos, mostram cerca do 200 categorias.

124 Algumas formigas vivem pelo interior da planta principalmente em galhos secos e troncos ocos e outras pelo solo. Mediante o fogo, as formigas arborícolas podem possibilitar ser afetadas e a proteção contra ESTES herbívoros É possibilitado a ficar comprometida, pois essas plantas brotam logo após a passagem do fogo e essas folhas jovens sãeste alvo freqüente por herbívoros. Quanto à reprodução, verificou-se que, em Este. spectabilis, a pressãeste Destes herbívoros igualmente é maior em inflorescências que não têm a visitanteção por formigas, formando menos frutos e sementes quando comparadas a ramos utilizando a visitanteçãeste por formigas. Ou mesmo que, o comportamento dos herbívoros é influenciado através presença ou a ausência de formigas. Vários mé especialmentetodos podem ser usados para o estudo do comportamento de insetos herbívoros. A rigor, nem sempre existem modelos metodológicos pré-concebidos, o importante é saber usar, dentro Destes parâmetros científicos, tua criatividade. Se você quiser saber quanto é o estrago causado por 1 coleóptero, por exemplo, à determinada planta, entãeste irá quantificar este número do órgãESTES reprodutivos danificados na planta ou dentro por cada flor ou inflorescência, ou exatamente qual o número de insetos predando a mesma planta.

16 forte influência da cultura, ainda guarda profundas marcas por seu comportamento inato, dirigido por tua herança gené especialmentetica. Poderemos perceber, ainda, qual o estudo moderno do comportamento animal envolve a combinaçãeste do investigações de laboratório e do campo, usando um forte caráter interdisciplinar, compondo conhecimentos por neuroanatomia, fisiologia, psicologia, gené especialmentetica, ecologia e evoluçãeste. Finalmente, do volta à pergunta que dá nome a o capítulo, em minha e sua percepção comportamento É possibilitado a ser entendido como todo e qualquer ato executado por um animal, perceptível ou nãeste, ao universo sensorial humano. Bibliografia Recomendada ALCOCK, J Animal Behavior.

261 nua. ESTES comportamentos por saudação indicam qual ESTES pais reagem em 1 Argumento por expressões nãeste-verbais e verbais do modo intuitivo e inconsciente; a maioria dessas reações é incontrolável (PA- POUSEK & BORNSTEIN 1992). O homem é um primata social e o seu desenvolvimento deve ser considerado dentro desse contexto. Lindas essas pesquisas sustentam a peloçãeste que este recém-nascido está neurologicamente ativo e preparado de modo a reconhecer ESTES eventos sociais relevantes pelo ambiente. A criança é socialmente ativada, por conseqüência, tua aprendizagem é desenvolvida em AS SUAS relações. Todo este processo relacional ocorre bidirecionalmente, a partilha do estados emocionais é característica desse fenômeno. A partilha parece abrir 1 canal de comunicaçãeste com inúmeras outras possibilidades. Introduzir-se pelo exatamente ritmo, entrar em sintonia com o outro, cria níveis do ativaçãeste semelhantes, possibilita sentir o qual o outro sente ou ao menos facilita uma percepçãeste comum a qual permite à criança adquirir mais facilmente a linguagem e, do modo global, a cultura.

104 Referi-me, antes, à origem bem remota da seda. Os comportamentos não deixam, habitualmente, fósseis (em formigas, contudo, espé especialmentecimes conservados em âmbar podem possibilitar revelar, milhões do anos depois, este de que estavam tomando certos indivíduos, no momento exato em qual a seiva ESTES aprisionou). Ilustra demasiado bem esse caso o game paleoetológico proposto por Wagensberg, Brandãeste e Urbani (1996, 1997). Contudo, é possível abordar a questão fascinante da origem filogené especialmentetica Destes grupos por aranhas por meio da análise comparativa do comportamento em espécies vivas. Esta abordagem parte do pressuposto do qual classes comportamentais típicas (a maneira do morder a presa, do lançar seda A cerca de ela, o movimento pelo qual uma aranha orbitela gruda este fio viscoso Acerca cada raio e outros) sãeste tão informativas (às vezes mais) a respeito da genética dos indivíduos e de seu parentesco evolutivo quanto caracteres morfológicos ou dados de DNA (WENZELL & NOLL pelo prelo, SLIKAS 1998).

30 1.1 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Por PROTOZOÁRIOS Marta D Agosto Helba H. Santos-Prezoto Roberto Júnio P. Dias Por de que estudar este comportamento por protozoários? Em 1676, o holandês Antony van Leeuwenhoek descreveu ESTES protozoários encontrados na água da chuva tais como as criaturas mais infelizes de que jamais vi; como, quando... eles se chocam com qualquer partícula ou usando pequenos filamentos (qual Andam em grande quantidade na água, especialmente se ficou parada durante alguns dias), ficam presos, neles enroscados; então, puxam seus corpos de modo a a ESTILO oval e lutam, alongando-se fortemente, para poder soltar as caudas, fazendo seus corpos inteiros saltarem como uma mola em direção DE caudas e estas, enroladas saiba como serpentes do mesmo modo de que 1 fio por cobre ou por ferro de que, tendo sido natural enrolado em torno do uma madeira, é depois retirado - mantêm Praticamente as curvas.

331 cada área a ser estudada é 1 desafio individual, o qual dificulta sugerir modelos A cerca de tamanho e distância entre fragmentos mínimos e/ou ideais que propiciem a tua plena sobrevivência em longo prazo. A Mata Atlântica por baixada pelo Estado do Rio do Janeiro, hábitat do mico-leão-dourado, está hoje reduzida e caracterizada por uma paisagem por fragmentos, em sua própria maioria, menores que 50 ha. Dos cerca do 1500 micos-leões-dourados de que vivem atualmente livres na mata, metade compõe a população reintroduzida. Tal populaçãeste é Nesse caso chamada por ter sido formada a partir de animais nascidos em cativeiro que foram periodicamente reintroduzidos em fragmentos florestais pequenos (de 10 a 1000 ha) em propriedades particulares pelo Estado do Rio de Janeiro. Dentre as pesquisas de que desenvolvemos atualmente utilizando ESTES animais reintroduzidos, parte é de enfoque nos efeitos que o tamanho reduzido do hábitat acarreta para ESTES comportamentos por forrageio saiba como para as relações sociais dos grupos por micos leões dourados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *